sábado, 28 de dezembro de 2013

Uma história de Natal...



Um Presente Diferente

Era uma vez uma menina de uma família humilde, chamada Alice, que tinha sete anos. Ela sonhava ir à neve, mas era pobre e não tinha dinheiro. Quando manifestava esse desejo, os pais respondiam-lhe sempre o mesmo: “Não temos dinheiro… vamos para o ano”. Todos os anos ela escrevia uma carta ao Pai Natal a pedir-lhe como presente que a levasse à neve, mas acabava sempre por receber uma boneca ou um pijama. No entanto, todos os anos, ela escrevia a mesma carta:
“Querido Pai Natal! Eu sei que não vou pedir um presente como outros meninos, mas o que eu queria era ir à neve tocar-lhe, senti-la e fazer um boneco de neve… Fico à espera muito esperançosa. Até ao Natal”.
      Passaram-se anos de espera até que chegou mais um natal. Como sempre, jantaram e abriram as prendas e, como sempre, a Alice teve um pijama e uma boneca. Não disse nada e foi para o quarto. Quando todos adormeceram, a Alice foi para a janela na esperança que o Pai Natal a viesse buscar.
Passado muito tempo, quando Alice já estava a ir para a cama, o Pai Natal apareceu. Maravilhada, subiu para o trenó, que logo começou a subir, atravessando o céu de estrelas brilhantes naquela noite mágica.
O Pai Natal levou-a para o Polo Norte onde havia neve a perder de vista. Ela começou a mexer na neve com um grande sorriso na cara. Fez um enorme boneco de neve e lançava bolas de neve para o ar, rindo alegremente.
Mas o tempo passou depressa… O Pai Natal tinha de a levar para casa, pois tinha muito trabalho ainda para fazer. Quando chegaram, ela agradeceu aquele presente diferente e tão especial.                                  
De seguida, ela adormeceu, feliz, ouvindo a voz do pai natal a dizer:

- Ho!Ho!Ho! Feliz Natal!    

Patrícia Gomes, 6ºC (2013-2014)
Agrup. Rainha Sta Isabel - Carreira

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

O retrato físico e psicológico


A partir da informação disponível no texto O Príncipe do Rio  de Manuel Alegre, escreve um texto caracterizando o João.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Outros trabalhos com o PhotoStory do 5ºC
 Ano letivo 2012-2013




Mais um trabalhos com o PhotoStory do 5ºC, n
o âmbito do tema POESIA.


terça-feira, 11 de junho de 2013

Iniciação ao PhotoStory - 5ºC
2012-2013

sexta-feira, 24 de maio de 2013


DICAS TIC
Drive/googledocs para facilitar a correção e reformulação de texto

Os alunos do 5ºC estão a elaborar pequenos poemas ou lengalengas que irão ilustrar com os seus desenhos. Depois dos textos estarem prontos e corrigidos e os desenhos digitalizados, cada grupo irá fazer um pequeno vídeo no Photo Story.

Para facilitar a correção dos textos, os mesmos são passados numa folha do drive. Cada grupo ocupa uma linha da tabela.


Vantagens do drive:
- A professora vai acompanhando o que as crianças estão a escrever, podendo ir aos grupos dar apoio onde é mais necessário;
- Os alunos podem acompanhar os textos dos seus colegas;
- Depois, será mais fácil fazer a correção dos mesmos;
- Por fim, os alunos só irão precisar copiar do Drive para o Photostory aquando da montagem do vídeo.

DICAS TIC
Atividade simple, no Word, para trabalhar a estrutura  textual


Atividade muito simples de preparar, usando o computador, mas que exige leitura, compreensão e reflexão sobre a escrita e o transcorrer do discurso.

Damos um texto aos alunos, em suporte digital (no Word), sem nenhuma mudança de linha. 

Os alunos terão de ler o texto e partir-lo nos sítios certos, de modo a fazer os parágrafos necessários. 
No final irão confrontar o seu trabalho com o texto original, no grupo turma, refletindo sobre as razões que os levaram a partir neste ou naquele ponto.
Este exercício permite que os alunos possam verificar a importância da estruturação dos parágrafos para a compreensão de um texto e perceber o encadeamento das ideias e coesão do mesmo, assim como as questões relacionadas com a pontuação (relativamente aos diálogos, por exemplo).



domingo, 31 de março de 2013

MENINA DO MAR . Sophia de Mello Breyner Andresen
Resumo ilustrado 

Conjunto dos desenhos realizados pelo 5ºC

Era uma vez uma casa branca virada para o mar onde vivia um rapaz.
Um dia houve uma tempestade, mas na manha seguinte, quando o tempo melhorou, o rapaz  foi para a praia. Enquanto brincava, ouviu quatro gargalhadas diferentes, espreitou entre duas rochas e viu um polvo, um peixe, um caranguejo e uma Menina a rirem. Depois começaram a dançar muito alegremente.
No dia seguinte, o rapaz voltou e escondeu-se atrás de umas pedras e ouviu as mesmas gargalhadas. Cheio de curiosidade, agarrou na menina que começou a pedir socorro. Os seu amigos acudiram. Mas como o rapaz era mais forte, levou-a, começou a conversar com ela e ficaram amigos.
Mais tarde o rapaz começou a trazer coisas da terra  como: o vinho, a caixa de fósforos e uma rosa vermelha. A menina também começou a mostrar-lhe coisas do mar. E perceberam que gostavam de viver a vida um do outro. O menino combinou com a menina que a levava a ver a terra.  
No outro dia, o menino foi com o balde para a praia para levar a Menina a ver a terra, encontrou-a muito triste, pois os búzios tinham ouvido a conversa entre eles e tinham contado à Raia para quem a Menina do Mar dançava. Então, o menino pegou na menina para fugir com ela, mas os polvos começaram a atacá-lo.
Mais tarde,  acordou e reparou que estava sozinho na praia
Passaram dias e dias… Um dia, estava o menino sentado numa rocha que fazia lembrar a menina do mar, quando viu uma gaivota que trazia um frasco de vidro com uma poção mágica para respirar debaixo de água, que lhe a Menina do Mar lhe enviara. O rapaz foi ao seu encontro acompanhado de um golfinho.
Quando chegou, ele gritou e todos se voltaram para ele. A menina do mar, o polvo, o caranguejo e o peixe ficaram muito contentes por vê-lo. A menina do mar contou-lhe o que lhe tinha acontecido e disse-lhe que nunca mais se iriam separar, porque ele agora pertencia ao mar.

Texto elaborado em trabalho de grupo pelos alunos do 5ºC
A junção das diferentes partes e a coesão final do texto foi trabalho do grande grupo (turma)
(Ano Letivo 2012-2013).