domingo, 27 de abril de 2025

“Gente ansiosa" de Fredrik Backman

Gente Ansiosa, de Fredrik Backman, é um romance tragicómico que gira à volta de um assalto a um banco fracassado que resulta numa insólita situação de reféns durante a visita a um apartamento que está à venda, na véspera de Ano Novo. O grupo de reféns é formado por pessoas completamente diferentes: um casal de reformados que tenta reformar casas (e talvez o próprio casamento), um casal de lésbicas prestes a ter o primeiro filho, uma idosa destemida, uma agente imobiliária nervosa, um homem misterioso trancado na casa de banho e uma analista bancária marcada pela culpa de uma tragédia do passado.

À medida que a polícia (um duo de pai e filho) tenta resolver o caso, os reféns revelam segredos, mágoas e ansiedades profundas. Cada personagem carrega as suas próprias dores e busca, de alguma forma, um resgate, não apenas físico, mas emocional. O livro alterna entre momentos de humor, ternura e reflexão, abordando temas como culpa, perdão, esperança e as dificuldades de ser adulto, mostrando que todos, à sua maneira, são “gente ansiosa”.

No final, percebemos que o verdadeiro enredo de "Gente Ansiosa" não é um crime, mas as conexões humanas, a empatia e a busca de um sentido, no meio do caos da vida moderna.

Como leitora, este livro deixou-me com um sentimento de calorosa esperança na humanidade.

sábado, 15 de março de 2025

"A Hora Azul" de Paula Hawkins

 

A Hora Azul de Paula Hawkins é uma história que se passa numa ilha escocesa isolada de Eris e desenrola-se a partir da descoberta inesperada de um osso humano numa obra de arte. 

Essa obra de arte é de Vanessa Chapman, uma artista famosa cujo marido, Julian, desapareceu misteriosamente há 20 anos. Após a morte de Vanessa, a sua amiga Grace torna-se a única habitante da ilha e a responsável pelo seu testamento e pelo destino das suas obras.

A narrativa, construída com múltiplas perspetivas (vários narradores) e excertos de diários (de Vanessa), vai desvendando segredos do passado, traições e ambições escondidas.

Apesar de algumas descrições extensas e de um ritmo que oscila entre o lento e o intenso, a Hora Azul é uma leitura agradável. Não o considerei um livro muito empolgante, até chegar aos 75% de leitura (no e-reader), depois, os acontecimentos foram-se precipintando e prenderam-me à história cujo final li num trago!

Apesar do ritmo oscilante da narrativa e também da minha leitura, gostei deste thriller e fiquei surpreendida com o final.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

"Nina" de Carmen Mola

Acabei de ler o terceiro livro de uma trilogia de Carmen Mola, "Nina". Na verdade, já ia a meio quando percebi que era o último da trilogia. Portanto comecei pelo fim, mas não me arrependo. Agora, ao ler o primeiro, estou dentro do contexto, o que me parece ser interessante, pois é como se estivesse agora a fazer um "flash back".

Devo começar por avisar os mais sensíveis que se trata de um policial bastante pesado e arrepiante!

Com a chegada do Ano Novo Chinês e o início do Ano do Porco, o ambiente festivo dá lugar a um enredo carregado de mistério e tensão. Chesca, da Brigada de Análise de Casos (BAC), vê a sua noite de celebração transformar-se num pesadelo após um encontro que termina de forma inesperada e perturbadora. 

Quando esta não aparece, no dia seguinte, os seus colegas mobilizam-se para a encontrar. À medida que os acontecimentos se desenrolam, segredos obscuros vão emergindo e um horror avassalador começa a vir à tona. 

Quem é a enigmática Nina e que ligação tem com o desaparecimento de Chesca? É apenas um dos elementos deste estranho e complexo enredo que nos prende da primeira à última página, conduzindo-nos por um labirinto de mistérios sombrios e reviravoltas inesperadas.

Se gosta de histórias intensas, onde a tensão e o suspense andam de mãos dadas, este livro é uma boa escolha.

"A Cicatriz", de Maria Francisco Gama.

"A Cicatriz" é livro é de uma escritora de Leiria, mais precisamente do Souto da Carpalhosa.

Este livro de Maria Francisca Gama foi um dos maiores best-sellers do ano de 2024 em Portugal. 

É a história de um casal apaixonado, que vai ao Brasil para umas fantásticas férias. Depois de várias dias a exploarr os maravilhosos encantos do no Rio de Janeiro, pouco tempo antes do regresso a Portugal,  um trágico acontecimento irá marcar para sempre o resto das suas vidas.